Renato Motha

Renato Motha

Foto: Encarte do CD Todo

Renato Motha nasceu em Belo Horizonte em 29 de Julho de 1963 e iniciou-se na música ainda criança. Incentivado por sua mãe e tendo como primeiro ídolo Roberto Carlos, fez sua primeira apresentação aos 4 anos de idade, num programa de auditório da TV Itacolomi de Belo Horizonte.

Aos 9 anos, dedilhava os primeiros acordes no violão e, aos 16, já se apresentava profissionalmente em casas noturnas de BH.

Aos 18 anos, estreou seu primeiro show, "Passos Marcados", no Espaço Cultural Pró-Arte - BH.

À mesma época, Renato iniciou-se no estudo da música através do canto lírico, além de violão clássico no Conservatório Mineiro de Música.

Logo em seguida, apaixonou-se pela guitarra e pelo jazz, passando a se dedicar quase integralmente à música instrumental.

Aos 21 anos, lecionou na Escola Música de Minas de Milton Nascimento e Wagner Tiso, além de acompanhar, fazer arranjos e produzir shows e discos de outros artistas.

No final dos anos 80, Renato retoma sua própria carreira como cantor e compositor.

Na década de 90, lançou 4 CDs ("BRASILEIRO", "AMARELO", "TRILHA DAS MÃOS" e "ANTIGAS CANTIGAS", este em parceria com Patricia Lobato), gravou especiais para a TV, fez shows no Brasil e exterior, e ganhou prêmios.

Em 2001, sob a luz do novo século, Renato Motha lança seu 5º álbum, o CD "TODO".

DISCOGRAFIA DE RENATO MOTHA:

"BRASILEIRO" - 1992, LP independente, seu primeiro disco solo, gravado e mixado no Estúdio Bemol em BH e masterizado no Estúdio Comep em SP. Um trabalho essencialmente autoral, em que os contornos melódicos e harmônicos de Minas dão o tom - com as participações de Toninho Horta, Nivaldo Ornelas, Marcus Viana, Chico Amaral , Luiz Alves, Lincoln Cheib, Nenén, entre outros. Neste CD, Renato apresenta composições em parceria com Anselmo Carvalho, Ênio Nonato, Vanderlei Timóteo e Yuri Popoff. "BRASILEIRO" foi relançado em CD pela gravadora Movieplay em 1994.

"AMARELO" - 1998, independente, gravado no Estúdio 108 em BH, mixado no Estúdio Impressão Digital - RJ e masterizado no Estúdio Magic Master - RJ, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (BH), com o patrocínio do Banco Mercantil do Brasil. Este CD conta com as participações de Ivan Lins, Bob Tostes, Patricia Lobato, Juarez Moreira, Mauro Rodrigues, Kiko Mitre, Marku Ribas, entre outros. Neste CD, Renato apresenta composições em parceria com Valter Braga e Patricia Lobato, além de 5 releituras de obras de outros autores. 
"AMARELO" é uma celebração à diversidade musical brasileira.

"TRILHA DAS MÃOS" - 1999, independente, gravado no Estúdio Via Sonora em BH, mixado no Estúdio Fibra - RJ e masterizado no Estúdio Vison Digital - RJ, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (BH), com os patrocínios da Concessionária Inova (Ford) e da Empresa de Transporte Coletivo Torres. Um trabalho solo composto para dança contemporânea, em que toda a instrumentação (exceto o violão) é feita pela voz e pelo corpo, numa viagem lúdica pelo universo dos timbres.

"ANTIGAS CANTIGAS" - 1999, independente, gravado e mixado no Estúdio Via Sonora em BH e masterizado no Estúdio Sonhos e Sons - BH, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (BH), também com os patrocínios da Inova e Torres. Um trabalho em parceria com Patricia Lobato, interpretando canções de domínio popular, valsas e modinhas, contando com as participações de Zaíra F. Mota, Robério Molinari, Marcelo Rocha e Nenén. "ANTIGAS CANTIGAS" nos transporta para um tempo de delicadeza, expressando com lirismo os sentimentos que povoam de autenticidade a alma brasileira.

"TODO" - 2001, produzido por Renato Motha para a gravadora Paulus, gravado e mixado no Estúdio Via Sonora em BH e masterizado no Estúdio Magic Master - RJ. Neste álbum, Motha faz mais uma vez da diversidade uma marca pessoal em seu trabalho e do "todo", opostos que se complementam. No repertório, todo inédito, harmonizam-se temas em alta voltagem e canções de profunda delicadeza, com textos que vão desde o mais puro romance a reflexões sobre o nosso tempo, em parcerias com Patricia Lobato, Valter Braga, Christina Soares, Anselmo Carvalho e com o poeta Fernando Pessoa. "TODO" é brasileiro do barroco de Minas e do mundo contemporâneo. Este CD conta com as participações de Robério Molinari, Nenén, Kiko Mitre, Mário Castelo, Ricardo Fiúza, Décio Ramos (Uakti) e Patricia Lobato, que além de parceira, divide com Renato os vocais em 8 faixas, compondo assim a cena do "TODO".

Os 5 CDs tiveram os arranjos, a direção e produção feitos por Renato Motha, exceto "BRASILEIRO", que contou com o pianista André Dequech dividindo com Motha essas funções.

 

 

Escute uma amostra do trabalho:
Um vôo suave
(Renato Motha e Patrícia Lobato sobre poema de Fernando Pessoa)
Com Renato Motha

Atenção: para ouvir a amostra você precisa do RealPlayer (gratuito) instalado em seu computador. Pegue-o na seção de informática do Terra, clicando aqui.


CDs Recomendados pelo MPBNet:
Amarelo [1998]

Antigas Cantigas Brasileiras [1999]
Trilha das Mãos [1999]
Todo [2001]
Caixa de Sonhos [2003]
Dois em Pessoa [2004]

   

Todo   

Clique nos CDs para comprá-los

 

Contato para Shows:
do Brasil Projetos e Eventos
+55 (31) 3284-6474
E-Mail

Patrícia Tavares
+55 (31)9979-0302
E-Mail

Página Oficial:
http://www.renatomotha.com.br

Outras Páginas:
http://www.cliquemusic.com.br
http://www.dicionariompb.com.br

 

Contato com o MPBNet

 

Região Estilo Índice Geral HomePage