José Alexandre Gomes Coelho da Rocha e Silva, nasceu em 14/08/57, na cidade do Rio de Janeiro, mas morou boa parte de sua vida em Brasília, onde tudo começou. Participou de diversos musicais ao lado de seu fiel parceiro Oswaldo Montenegro. Dentre eles , A Dança dos Signos , Léo e Bia e Os Menestréis. Já em Capitães de Areia participou como ator, diretor musical e autor dos temas musicais; com direção geral de Roberto Bomtempo. O cantor, compositor, violonista e arranjador ZÉ ALEXANDRE , que defendeu "Bandolins" em parceria com Oswaldo Montenegro no Festival De Música da TV Tupi em 1979, vem desenvolvendo trabalho solo com composições próprias, MPB, Cat Stevens e Louis Armstrong.
Autor da música-tema da peça "Brincando em cima daquilo" ,estrelada por Marília Pera, Zé Alexandre assinou a direção musical de peças como : "Capitães da Areia" , "A Aurora da minha vida" e "Raul fora da lei".
Recebeu elogios da crítica especializada quando participou como ator e cantor de musicais como : "A dança dos signos", "Os Menestréis" , "Leo e Bia", entre outros.
No Festival dos Festivais da TV Globo, defendendo "Estrelas", foi considerado pelo crítico Sérgio Cabral "Não apenas o melhor cantor da noite, mas um dos melhores intérpretes surgido no Brasil nos últimos tempos".
Quem conhece Zé Alexandre pode reconhecer sua presença de imediato em comerciais como o da Coca-Cola, onde sua voz "bluesística" deixou sua marca inconfundível. Ou ainda na propaganda de um plano de saúde, onde a interpretação de "O que é o que é", de Gonzaguinha, se sobressai às imagens.
O grande momento de suas apresentações são as homenagens que faz a grandes intérpretes como Louis Armstrong, Dalva de Oliveira e Angela Maria. Pode-se sentir a presença destas duas cantoras na voz de Zé Alexandre quando interpreta "Gente humilde".
Biografia:
Lilian
Birman Spektor
|