Célio Cruz

Célio Cruz

Foto: contribuição de Milena Castro

Cantor e compositor amazonense, lançou em 95 seu primeiro CD, “Candeia de Estrelas”.

Apareceu no cenário musical ainda na maratona de festivais universitários, a partir de 84, realizando seu primeiro show com músicas próprias só em 87. Venceu em 87 o Festival de Verão (Manaus), com a canção “Primeiro Riso”; em 90, o VI FEMUR - Festival de Música de Roraima, com a canção “Viagem”, em parceria com o poeta Aníbal Beça; em 92, ganhou os prêmios de melhor música, melhor arranjo e melhor intérprete no Festival Universitário da Canção de Blumenau/SC, com a canção “Candeia de Estrelas”, que dá título ao CD.

Desde 87, o cantor e compositor realiza shows em Manaus e em outras cidades como Boa Vista, Belém e Rio de Janeiro. Alguns merecem especial destaque como: os pré-shows nas apresentações em Manaus de Beto Guedes, Paulinho da Viola e Carlos Lyra; vários shows solo realizados no Teatro Amazonas e em casasnoturnas de Manaus; show no Anfiteatro do Parque 10 (Manaus), ao lado de Felicidade Suzi e Nilson Chaves; show no Teatro Líbero Luchardo, em Belém; show no Teatro Carlos Gomes, em Boa Vista; show no Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro, juntamente com os artistas Torrinho, Carlito Ferraz e Lucinha Cabral (1994).

Em 1998, Célio Cruz cantou no Concerto da Paz, realizado no Anfiteatro da Ponta Negra, ao lado do Poeta Thiago de Mello e Orquestra Amazonas Filarmônica, entre outros convidados. Também nesse ano, mais dois shows merecem especial destaque: “Amazônia Brasileira”, ao lado de Nilson Chaves e Sebastião Tapajós e o show “Acústico”, realizado no Bar Cultural “La Folie”, no Rio de Janeiro, acompanhado pelo percussionista Tiê.

A música de Célio Cruz se inscreve no bom estilo MPB, com algumas incursões por ritmos latinos, blues e baladas, com melodias originais que podem ser interpretadas como a feição amazônica impregnada na própria vida do artista, refletindo sutilmente sobre a sua obra.

No ano de 2000, foi lançada a coletânia do Projeto “Segundas no Palco”, onde Célio comparece com três composições: “Candeia de Estrelas”, interpretada por Serginho Queiroz, “Cara”, interpretada por Cinara Nery, e “Irmã”, interpretada pelo próprio compositor. Em fase de pré-produção o 2o. CD solo de Célio Cruz, com nome provisório de “Amores & Canções”, com 14 canções inéditas do compositor, parcerias e canções de outros artistas amazônicos, entre eles, Armando de Paula, Paulo Graça (falecido há dois anos), Sérgio Albuquerque e Arnaldo Garcez.

Porto de Lenha


 

Escute amostras do trabalho:
Candeia de estrelas
(Célio Cruz)
Com Célio Cruz

Atenção: para ouvir a amostra você precisa do RealPlayer (gratuito) instalado em seu computador. Pegue-o na seção de informática do Terra, clicando aqui.


CD Recomendado pelo MPBNet:
Candeia de Estrelas

Candeia de Estrelas

 

Contato para Shows:
Para entrar em contato com Célio Cruz, CLIQUE AQUI
 

Contato com o MPBNet

 

Região Estilo Índice Geral HomePage