|
Vasco Debritto
Foto:
Juracy Rangel
Nascido em Dezembro de 1952 em Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo. Começou aprender violão clássico aos treze anos de idade, tendo depois mudado para a música popular. Aos dezoito anos começou a escrever suas próprias músicas, tendo depois encontrado pessoas ligadas ao meio musical; como Mazola, Roberto Menescal, Maestro Erlon Chaves, que o incentivaram na continuidade desse trabalho.
Em 1978 acontece a primeira apresentação de Vasco Debritto como compositor e cantor, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a convite do também compositor Sidney Miller, do qual se tornou grande amigo, tendo assim iniciado uma parceria musical, que foi interrompida pela súbita morte do mesmo.
Em 1979 conhece Antonio Adolfo, que havia iniciado o movimento de produção independente e o incentiva para gravar suas próprias músicas, tendo assim como resultado a gravação e lançamento do compacto simples "Um dia", onde participaram músicos como o próprio Antonio Adolfo, Luizão Maia, Nivaldo Ornellas e muitos mais.No corrente ano Vasco Debritto faz diversos shows no circuito universitário do Rio de Janeiro e em cidades circunvizinhas. Faz esporádicas aparições em programas de TV.
Em 1980 freqüenta como ouvinte o curso de Composição e Regência da escola Villa-Lobos, Rio de Janeiro.
Em 1981 grava e lança o álbum "Um dia a coisa muda"; com participação de Mauricio Maestro, Magro (MPB4), Jaime Alem, Tomaz Improta, Alberto Rosemblit, Fernando Carvalho e outros. Aparece junto com Mauricio Maestro no programa de TV Música Brasileira, de José Ramos Tinhorão, cantando músicas do recente álbum; aparece na entrevista do jornal O Pasquim, intitulada "Antologia dos Letristas", juntamente com Vitor Martins, Fausto Nilo, Aldir Blanc e outros. Faz o show "Temporada de Verão dos Independentes", no Teatro Ipanema, junto com Antonio Adolfo, Mauricio Tapajós, Jaime Alem, Luli & Lucina e Boca Livre. Em dezembro, fecha o ano com o show de duas semanas na Sala FUNARTE; Vasco Debritto & Barca do Sol, com direção de Stephan Nercessian.
Em 1982 faz shows no Teatro Maria Della Costa, Centro Cultural de São Paulo, com Tavinho Moura, Paço das Artes do Museu da Imagem e do Som com Paulinho Nogueira, Almir Sater e Duofel.
Em 1983 faz shows e diversas cidades interior do interior de São Paulo, patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado. Passa a dirigir musicalmente o grupo de teatro União e Olho Vivo.
Em 1984 faz shows com o grupo de teatro citado acima.Vai ao Japão onde fica por seis meses trabalhando no Copacabana.
Em 1985 lança o compacto simples "Tecelagem" em São Paulo.
Em 1986 grava o álbum "Todos a Bordo" com participação de Paulo Calazans, John Flavin, Francklin, Marco Bosco etc.
De 1987 a 1990 volta ao Japão, desta vez em Tokyo onde se apresenta em quase todas as casas noturnas relacionadas com música brasileira.Faz também shows no Arena Hall, Satin Doll, Asakusa Samba Festival, Doji House Jazz em
Suzuka. |
Escute uma amostra do
trabalho:
Pindorama
(Vasco Debritto)
Com Vasco Debritto
Atenção: para ouvir a
amostra você precisa do RealPlayer (gratuito) instalado em seu computador.
Pegue-o na seção de informática do Terra,
clicando aqui.
CDs Recomendados pelo
MPBNet:
Visions
Praia dos Corais
Clique nos CDs para comprá-los |