|
Torrinho
Foto:
Porto de Lenha
José Evangelista Torres Filho é filho de músico, compositor e regente de banda de música. Nasceu em Belo Horizonte, mas viveu sua infância no bairro da Tijuca (RJ), de onde trouxe as influências musicais da Bossa Nova, do movimento Tropicalista e dos antigos festivais de música da década de 60. Mudou-se para Manaus no ano de 1968 e começou a compor no início dos anos 70, quando participou de vários festivais. De lá para cá, vem produzindo e participando de vários shows e apresentações que contribuem para o amadurecimento de seu trabalho como compositor e intérprete.
Seu primeiro disco individual, “Porto de Lenha”, foi gravado no Rio de Janeiro, no ano de 1990 e lançado em Manaus, no ano seguinte - inicialmente em vinil, num show que teve a participação especial do grupo “Boca Livre”. Produzido pelo músico Maurício Maestro - que também participa como instrumentista, arranjador e intérprete - conta também com arranjos e participações de Adriano Giffoni e Glória Calvente, além dos músicos Claudio Nucci, David Tygell, Luciano de Castro, João Rebouças, Tito Freitas, Beto Cazes, Roberto Stepheson, Daniel Garcia e outros.
Torrinho, em suas obras individuais ou com parcerias, procura mesclar temas de cunho amazônico com a linguagem universal, sem se preocupar em ser aquilo que se convencionou chamar artista regional.
Nos seus arranjos, valoriza sobretudo o trabalho de vocalização.
A canção título, “Porto de Lenha”, é a mais célebre do compositor, conhecida em todos os cantos da capital e em todo o estado do Amazonas como um hino extra-oficial de Manaus.
Foi composta em meados da década de 70 em parceria com o também compositor, poeta, escritor e jornalista Aldísio Filgueiras.
Neste momento, o artista reúne repertório e tenta captar recursos para a gravação de um novo CD, com músicas inéditas, entre as quais destacam-se: “Horizonte Vertical”, “Mantra” (parceria com Célio Cruz), “Rios”, “Vida e Morte” e Lavadeiras” (com Eliakin Rufino), “Canção Crespa” (com Luiz Bacellar), “Suspeita”, “Fotograma” (com Paulo Graça) e outras.
Porto
de Lenha
Escute amostras do
trabalho:
Dia de
festa
(Torrinho)
Com Torrinho
Porto
de lenha
(Torrinho e Aldísio Figueiras)
Com Torrinho
Atenção: para ouvir as
amostras você precisa do RealPlayer (gratuito) instalado em seu computador.
Pegue-o na seção de informática do Terra,
clicando aqui.
CD Recomendado pelo
MPBNet:
Porto de Lenha
|