Cristina Lemos, Helena Bel e Suzie Franco formam O TAO DO TRIO, grupo curitibano criado em 1994 como fruto de duas paixões: uma pela MPB e outra pela música vocal. Cantando juntas desde 1990, em grupos como O Abominável Sebastião das Neves e Sala XV, as três foram se entrosando, amadurecendo suas vozes e construindo uma sonoridade inconfundível. Desde sua criação O TAO DO TRIO vem se destacando no cenário musical de Curitiba. Em função disso, o grupo tem sido freqüentemente convidado a emprestar suas vozes aos trabalhos de outros artistas. Em 1995, as três moças mostraram pela primeira vez o seu trabalho, em participação especial no show do cantor e compositor Lydio Roberto. No mesmo ano foram convidadas a cantar no show do compositor Arrigo Barnabé. Em 1999, suas vozes somaram-se às de Lydio Roberto e Iso Fischer, no lançamento dos CDs "Estrelas Guia" e "Camera Pop". No ano 2000 O TAO DO TRIO também se fez presente, prestigiando o lançamento do CD "Novos Ares", de Sérgio
Justen. No decorrer de sua carreira, o grupo vem mostrando seu trabalho em diversos espaços da cidade, tais como Teatro da Reitoria, Teatro Paiol, Conservatório de MPB, SESC da Esquina, Teatro da FEP; além disso, tem sido constantemente convidado a se apresentar em programas de rádio e televisão (Programa Laís Mann, Estação MPB, Tons do Brasil e
CicloJam). A presença do grupo O TAO DO TRIO na cena musical curitibana está registrada nos seguintes CDs:
-
Brasileirinho & Brasileirão, produzido pela Fundação Cultural de Curitiba, na faixa "Samarina", na qual o grupo atua juntamente com o Coral Brasileirinho (1996).
-
Brinquedos Cantados (1997).
-
Noites Curitibanas, do compositor Guego Favetti (1998).
-
Prá Cantar na Escola, na faixa "Dobradura", que recebeu o prêmio Sharp 1999 de Melhor Canção Infantil (1998).
-
Estrelas Guia, do cantor e compositor Lydio Roberto (1999).
-
Câmera Pop, do compositor Iso Fischer (1999).
-
É Natal, produzido pela Gramofone Audio (1999).
-
Novos Ares, do compositor Sérgio Justen (2000).
Em junho de 2000, coroando um trabalho de 6 anos, O TAO DO TRIO foi convidado pela gravadora CID ENTERTAINMENT, do Rio de Janeiro, a gravar um CD inteiramente dedicado a obra do cantor e compositor Caetano Veloso. O CD, intitulado "UNS CAETANOS", foi produzido pelo arranjador Vicente Ribeiro (diretor musical do Tao do Trio desde 1995), nos meses de agosto a novembro de 2000, e lançado em abril de 2001.
Cristina Lemos
Cristina Lemos é cantora e professora universitária. Formada em Educação Artística (Habilitação em Música) pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) em 1994, com pós-graduação em Fundamentos Estéticos da Arte, também pela FAP (1996), atualmente cursa o mestrado em Educação pela PUC-PR. Estudou canto com Sira Silva e Liane
Guariente.
Atuando profissionalmente desde 1986, Cristina Lemos é integrante dos conjuntos vocais O TAO DO TRIO e Grupo Nymphas, regente do grupo vocal infantil Coro Cabeludo e professora de História da Arte e produção publicitária na PUC-PR. Em 1999 foi responsável pela produção musical e direção artística do CD "Coro Cabeludo", do grupo homônimo.
Integrou os grupos O Abominável Sebastião das Neves, Sala XV e Coral de Curitiba, neste último atuando também como ensaiadora assistente. Como integrante do Sala XV gravou uma faixa do CD "Nosso Jardim", do grupo Nymphas; como convidada do grupo Nymphas, participou do CD "Paixão e Fé", coletânea lançada pela Velas; já como integrante do grupo, participou dos CDs "Nosso Jardim" e "Lua Brasileira". Participou ainda dos CDs "Canções Curitibanas", coletânea produzida pela Fundação Cultural de Curitiba, e "Estrelas Guia", do cantor e compositor Lydio Roberto, como solista convidada e vocalista d'O TAO DO TRIO. Em1990 obteve o 1º lugar no IIº Troféu Elis, para intérpretes.
Atuou ainda nos espetáculos musicais "ABC, um tesouro pra você" (1988), e "Adonirando"(1990), espetáculo dedicado a obra do compositor Adoniram Barbosa.
Helena Bel
Helena Bel é cantora e violinista, formada em Educação Artística (Habilitação em Música) pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) em 1994, com pós-graduação em Educação Musical (Canto Coral) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Estudou canto com Débora Oliveira e Liane Guariente e violino com Edna Savitzky, Simone Savitzky e Marco Vinícius
Damm.
Atuando profissionalmente desde 1990, Helena Bel é violinista (spalla) e regente-assistente da Orquestra do Conservatório de MPB de Curitiba e integrante dos grupos O TAO DO TRIO e Allegro ma non Presto. Em 1993 obteve 1º lugar no 2º Festival de Intérpretes de MPB do SESC da Esquina.
Atuou como vocalista nos grupos O Abominável Sebastião das Neves e Sala XV. Como integrante do Sala XV gravou uma faixa do CD "Nosso Jardim", do grupo Nymphas. Participou também do CD "Brasileirinho & Brasileirão", em duas faixas, uma como integrante do grupo Allegro ma non Presto, outra com O TAO DO TRIO. Como solista convidada, participou dos CDs "Coro Cabeludo", do grupo homônimo, e "Novos Ares", do compositor Sérgio
Justen.
Como instrumentista, atuou nos CDs "Viola Quebrada", do grupo homônimo, executando rabeca; "Barbabel" do grupo Maxixe Machine, "Estrelas Guia" do cantor e compositor Lydio Roberto e "Novos Ares", de Sérgio Justen, como violinista.
Paralelamente a sua atuação como cantora e violinista, Helena Bel desenvolve intensa atividade na área de educação musical, lecionando na Escola de Música Suzuki (violino) e no Conservatório de MPB de Curitiba (violino popular e musicalização para adultos).
Suzie Franco
Suzie Franco é cantora e professora de técnica vocal. Formada em Educação Artística (Habilitação em Música) pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) em 1991, estudou canto com as professoras Sira Silva e Elke Beatriz. Participou de oficinas de técnica vocal e interpretação com as professoras Marta Herr, Clara Sandroni, Regina Lucatto, Rita Peixoto e Ná Ozzetti.
Atuando profissionalmente desde 1983, já cantou ao lado de artistas como Ângelo Esmanhoto, Carlos Careqa, Daio Baroni, Gerson Bientinez, Lydio Roberto, Marcelo Rosa e Oswaldo Rios, entre outros. Em 1993 recebeu o prêmio de melhor intérprete do Festival da Canção dos 300 anos de Curitiba. Neste mesmo ano foi convidada a participar do programa Noite de Gala, na CNT, apresentado por Clodovil Hernandez. Em 1997 defendeu a canção vencedora do Festival de Composição do SESC da Esquina. Atualmente é integrante do grupo O TAO DO TRIO.
Atuou nos grupos vocais O Abominável Sebastião das Neves, Sala XV e Vocal Brasileirão. Com o Sala XV gravou uma faixa do CD "Nosso Jardim", do grupo Nymphas; como integrante do Brasileirão, participou do CD "Brasileirinho & Brasileirão". Neste mesmo CD gravou uma faixa com o Coral Brasileirinho, numa participação especial d'O TAO DO TRIO. Atuou ainda como convidada em CD's dos artistas Hardy Guedes e Daio Baroni. Participou também do CD "Canções Curitibanas", produzido pela Fundação Cultural de Curitiba.
Paralelamente a seu trabalho de cantora, atua como regente do coral Curitibocas, da Escola de Música Paidéia. Trabalhou também como programadora musical da Rádio Educativa FM. Atualmente é responsável pela seleção musical, produção e apresentação do programa Poemoda, também pela Rádio Educativa.
Vicente Ribeiro
Vicente Ribeiro é compositor e arranjador. Carioca, nascido em 1964, deu início a sua formação musical em 1979, nos Seminários de Música Proarte. Em 1982 ingressou na Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO) onde cursou o Bacharelado em Composição. Em 1986 fundou a Orquestra Proarte de Música Popular, depois Orquestra do Rio, na qual atuou como regente, arranjador e diretor musical. Em 1989 fundou uma nova orquestra, a Banda Brasil, extinta em 1990.
Desde 1983 desenvolve trabalho intenso como arranjador vocal, com arranjos executados por diversos grupos brasileiros, tais como: Coral Proarte, Coral Voz e Companhia, Coral da Shell, Coro Come, Swinguessugas, Coral Cândido Mendes, Grupo Equale, Coral Altivoz da UERJ (Rio de Janeiro); Grupo Canto Livre, Grupo Beijo do Coralusp (São Paulo); Grupo Nymphas, Grupo de MPB da UFPR, Nós em Voz, Curitibocas, Vocal O Boticário (Curitiba), entre outros.
Paralelamente, atuou como arranjador e instrumentista com artistas como Clara Sandroni, Milton Nascimento, Emilinha Borba, Claudette Soares, David Tygel e Carlos Malta. Em 1993 foi indicado para o Prêmio Sharp na categoria arranjador, por seu trabalho para o CD "Beijo", do grupo Beijo do Coralusp. Atua também na área de música para teatro e cinema, tendo trabalhado nas trilhas sonoras dos espetáculos "Música, Divina Música" (1992), "Elixir do Amor" (1993), "Sítio do Picapau Amarelo" e "País dos mastodontes" (1994) e dos filmes "Lamarca", de Sérgio Rezende (1994) e "A Hora Marcada", de Marcelo Taranto (2000).
Em 1996 transfere-se para Curitiba, onde passa a atuar como diretor musical d'O TAO DO TRIO. Escreveu arranjos para os CDs "Lua Brasileira" (grupo Nymphas), "Brasileirinho & Brasileirão", "Canções Curitibanas", "Pra cantar na escola", "Nossas Vozes" (Vocal O Boticário), "Coro Cabeludo" e "É Natal". Foi responsável pela produção musical e arranjos dos CDs "Noites Curitibanas" (Guego Favetti), "Estrelas Guia" (Lydio Roberto), "Nossa Cara" (Bossa Nossa Trio; a faixa "Sambrasil" recebeu o Prêmio Saul Trumpet 1999 de melhor música) e "CâmeraPop" (Iso Fischer, que recebeu por este trabalho o Prêmio Saul Trumpet 1999 de melhor compositor). Produziu também o CD "Outras Esferas", da cantora e compositora Adriana Moreira.
Em 1999 escreveu os arranjos instrumentais dos CDs "Sempre Anacleto" e "Sempre Chiquinha", lançados pela Kuarup, com obras dos compositores Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga.
Desde 1998 é responsável pela direção musical do FEMUCIC (Festival de Música Cidade Canção) realizado anualmente em Maringá no mês de maio. Em 2000 passa a atuar como regente e diretor musical do Vocal O Boticário.
Uns
Caetanos - o CD
Em junho de 2000 O TAO DO TRIO, juntamente com o produtor musical Vicente Ribeiro, assina contrato com a gravadora carioca CID ENTERTAINMENT para realização de um CD inteiramente dedicado a obra do compositor Caetano Veloso. O CD, intitulado UNS CAETANOS, procura contemplar todas as fases da obra de Caetano, mostrando toda a riqueza e multiplicidade de sua música.
São 18 canções,
distribuídas em 14 faixas; no repertório, músicas consagradas como Trilhos urbanos, Baby, O quereres, Dom de iludir, Lindeza e Você é linda, algumas pérolas pouco lembradas como Pipoca moderna, Mãe, Eu te amo, Sete mil vezes e Genipapo absoluto, além de trabalhos recentes como Cinema novo e Linha do Equador. Completando o repertório, canções nem tão lembradas, nem tão esquecidas, mas de fundamental importância para ilustrar a diversidade da obra de Caetano: Gênesis, Gema, Jeito de corpo, Louco por você e Uns, a canção que inspirou o título do CD.
O CD contou com as participações dos músicos Endrigo Bettega (bateria e percussão), Ricardo Ô Rosinha (percussão), Glauco Sölter (baixo elétrico), Vicente Ribeiro (piano, teclados, violão e cavaquinho), Mário Conde (guitarra e violão), Alvaro Ramos e Lydio Roberto (violão), Sérgio Albach (clarinete, pífano e percussão), Chico Sá (saxofones), Romildo Weingartner (cello), Maria Ester Brandão e Paulo Torres (violinos) e Koiti Watanabe (viola). Todos os arranjos vocais e instrumentais são de autoria de Vicente Ribeiro, que foi também responsável pela produção musical e direção artística.
As gravações foram realizadas por Marcelino Mores Filho e Dirceu Saggin, no estúdio Trilhas Urbanas (Curitiba) e Alexandre Hang, no Drum Studio (Rio de Janeiro). A mixagem e a masterização ficaram a cargo de Victor França, no Solo
Studio.
Vicente
Ribeiro
|