05/11/1999
MBP Invade a Rede
Autor: Mário Sérgio
Jornal: O Estado de Minas
Cidade: Belo Horizonte - MG

MPB invade a rede

Um site repleto de informações sobre a música brasileira pode ser acessado no endereço www.mpbnet.com.br, criado três anos atrás pela historiadora paulista Ana Carolina Murgel. A idéia surgiu a partir de seu trabalho na Rede Nacional de Pesquisa, projeto do Ministério de Ciência e Tecnologia responsável pela implantação e divulgação da Internet no Brasil.

Apaixonada pela música, Ana Carolina se valeu de sua experiência como cantora na noite de Campinas durante 12 anos. Ela conta que fez esse ``repositório'' sobre MPB para mostrar as possibilidades da internet na preservação da cultura e da música brasileira. Na página principal do site, fica evidente sua proposta, incentivando as ``aplicações da internet na direção da preservação e destaque de valores culturais locais''.

Tratado então como um experimento de formação de um acervo eletrônico de Música Popular Brasileira, o site foi apresentado na COMDEX/96, em São Paulo. Em sua versão integral era possível ouvir todas as músicas incluídas em .wav. ``Era uma rede ATM, a 150 Mb, mas eu somente tinha permissão para colocar as músicas on-line durante o evento, para não ferir os direitos autorais'', explica.

Para dar um certo ``charme'' ao site, Carolina resolveu colocar seu repertório de bar. Como o repertório é muito extenso, escolheu colocar inicialmente as letras, para então ir entrando com as cifras. Com o crescente número de acessos à página, ela resolveu deixar também letras sem cifra. Com o tempo, apareceram solicitações de histórias e letras de músicas, além de colaborações, e acabou ganhando domínio próprio.

``O MPBNet vai crescendo aos pouquinhos, feito em casa nos fins de semana'', conclui Ana Carolina Murgel. Até a última atualização, em 11 de outubro, a home page somava um total de 908 músicas e 430 letras cifradas. Entre os artistas, as listas são separadas por estilos ou região, e no quadro dos mineiros estão lá Ary Barroso, Araulfo Alves, Beto Guedes, Clara Nunes, Flávio Venturini, Geraldo Pereira, João Bosco, a dupla Pena Branca & Xavantinho e Sueli Costa (Milton Nascimento entrou na lista como ``carioca'').