De uma família de músicos do Rio Grande do Norte, nascido no Rio de Janeiro, cresceu e vive em Manaus desde 1979. Começou escrevendo poesias, depois letras para músicas.
Participou de diversos festivais como backing vocal.
Canções como "Marapatá", "Companheira, companheira", "Princesa Yaô" autores Anibal Beça e Armando de Paula, "Sina de Canoeiro", "Senzala" de Mário Jackson, "Memórias" de Zoth e Mário Jackson, além das canções de sua própria autoria, como "Sonhos Parisienses", "Princesa", "Do Princípio Ao Fim" e "Jardim da Fantasia", esta última com Zoth, como parceiro.
No final dos anos 80, formou a banda Ação Contínua. Com estilo eclético, misturava blue, rock, ópera-rock e rock-progressivo aos estilos nacionais.
Nos anos de 1993 e 1994 viveu em Natal, onde fez oficina de teatro. Voltou à Manaus e fez, em 1995, a primeira Demo em fita cassete - "Ação Contínua - Selvagem", Jorge Edu nos vocais, bakings, teclados e programação; Cristiano Cavalcante nas guitarras, violões e contrabaixos.
Ainda em 1999, além do teatro, participou do show "Versos" do cantor e compositor Antonio Pereira e "2as no Palco" com o cantor e compositor Candinho, ambos no Teatro Amazonas. Neste ano, trabalhou na elaboração de seu primeiro disco solo. Em Dezembro fez participação no show de lançamento do CD "2as no Palco", no Anfiteatro da Ponta Negra, com a música "Minh'alma", autoria Candinho.
Final de 1999 e início de 2000, é lançado o álbum "Selvagens, Capa de Revista".
Abrindo um leque de estilos, o álbum "Selvagens, Capa de Revista" traz na faixa de abertura "Caçada Selvagem" e a faixa tema "Selvagens, Capa de Revista" uma linha mpb-progressiva. O carro-chefe fica por conta de "Última Estação", autor Jorge Edu, estilo pop-charm.
O álbum tem a participação especial do cantor e compositor Torrinho na faixa "Companheiro das Estrelas", de sua autoria. Completam o álbum as faixas: "Orvalhada", de Antonio Pereira, "Exportação Brasileira", de Nilson Chaves & Joãozinho Gomes, "Jardim da Fantasia", de Zoth & Jorge Edu, "Dias Russos", "Princesa", "Sonhos Parisienses" e "Caçada Virtual", de Jorge Edu.
O primeiro vídeo clipe, dirigido por Lúcia Cordeiro - TV Cultura, é da música "Sonhos Parisienses", autor Jorge Edu, em Fevereiro/2000.
Calendário de 2000 Jorge Edu fecha com o novo clipe “Exportação Brasileira”, de Nilson Chaves e Joãozinho Gomes, direção Mário Linhares - Amazon Sat.
Porto
de Lenha |