Yvonne Lara
da Costa nasceu no Rio de Janeiro, RJ em 13 de Abril de 1921.
O pai, João da Silva Lara, era mecânico de bicicletas, além de
violonista e componente do Bloco dos Africanos. D. Emerentina, a mãe,
era pastora do Rancho Flor do Abacate.
Aos seis anos de idade, ficou órfã de pai e mãe, sendo internada por
parentes no Colégio Orsina da Fonseca, no bairro da Tijuca, Zona Norte
do Rio de Janeiro, onde permaneceu até os 17 anos.
Aos 12 anos, foi presenteada pelos primos e futuros parceiros, Hélio e
Fuleiro, com um pássaro "Tiê-sangue". O nome do pássaro e a expressão "Oialá-oxa",
herdada da avó moçambicana, serviram de inspiração para o primeiro samba
composto: "Tiê, Tiê".
Admirada por suas professoras de música no colégio, Lucília Villa-Lobos,
esposa do maestro Villa-Lobos e Zaíra Oliveira, primeira esposa de
Donga, foi indicada para o Orfeão dos Apinacás, da Rádio Tupi, cujo
regente era Heitor Villa-Lobos. Saindo da escola, foi morar na casa de
seu tio Dionísio Bento da Silva, que tocava violão de sete cordas e
fazia parte de grupo de chorões que reunia Pixinguinha e Donga, entre
outros. Com o tio, aprendeu a tocar cavaquinho. Seu primo, Mestre
Fuleiro, também foi um dos fundadores da Império Serrano em 1947, ano em
que Dona Ivone Lara mudou-se para Madureira e começou a freqüentar a
Escola de Samba Prazer da Serrinha, mesma época em que começou a compor
sambas para esta escola.
Casou-se, aos 25 anos, com Oscar Costa, filho de Alfredo Costa,
presidente da Escola de Samba Prazer da Serrinha. Nesta época, passou a
freqüentar a Escola, onde aprimorou seus dotes de sambista e conheceu os
amigos Aniceto, Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira, que mais tarde
seriam seus parceiros em algumas composições. Com a fundação do Império
Serrano, em 1947, passou a desfilar pela verde e branco de Madureira.
Tornou-se enfermeira, formando-se logo depois em Assistente Social.
Especializou-se em Terapia Ocupacional, dedicando-se a trabalhos em
hospitais psiquiátricos, tendo trabalhado no Serviço Nacional de Doenças
Mentais, com a doutora Nilse da Silveira.
Em 1965 ingressou na Ala de Compositores do Império Serrano e compôs,
com Silas de Oliveira e Bacalhau, o clássico "Os cinco bailes da
história do Rio". A partir de 1968 passou a integrar a Ala das Baianas.
Aposentou-se no hospital em 1977, passando a dedicar-se, exclusivamente,
à carreira artística.
Em agosto de 2002, recebeu o "Prêmio Caras de Música", na categoria
"Melhor Disco de Samba", com o CD "Nasci para sonhar e cantar" e, neste
mesmo ano, foi a vencedora do Prêmio Shell de MPB, tendo recebido o
prêmio pelo conjunto de sua obra em grande festa do samba, no Canecão,
no Rio de Janeiro, cujo roteiro-convite foi apresentado por Ricardo
Cravo Albin, um dos cinco jurados que lhe deram o prêmio por
unanimidade.
Sobre ela, Túlio Feliciano, diretor do show no Canecão, deu depoimento
ao jornal O Globo: "Ela é a síntese do samba. Tem o ritmo dos tambores
do jongo e a riqueza melódica e harmônica do choro. Em seu canto
intuitivo está um pouco da África e do negro americano".
Biografia:
Dicionário Cravo
Albim da Música Popular Brasileira
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