Francisco de Morais Alves nasceu no Rio de Janeiro RJ
em 19 de Agosto de 1898. Filho de portugueses, nasceu na rua Conselheiro Saraiva, no
centro, sendo criado nos bairros da Saúde, Estácio e Vila Isabel. Seu pai tocava alguns
instrumentos e era dono de botequim. Cursou apenas a escola primaria e desde cedo
interessou-se pela música. Da irmã Nair ganhou uma guitarra e as primeiras lições.
Começou sua carreira de cantor em abril de 1918, na Companhia de João de Deus-Martins
Chaves. Depois ingressou na Companhia de Teatro São José, do empresário José Segreto.
Em 1919, para o Carnaval de 1920, levado por Sinhô, gravou na etiqueta
Popular (recém-fundada por Paulo Lacombe e João Batista Gonzaga, suposto filho de
Chiquinha Gonzaga) dois discos com a marcha O pé de anjo e os sambas Fala meu
louro e Alivia estes olhos, todas de Sinhô. Ganhava a vida como motorista de
praça, apresentando-se como cantor-ator secundário de revistas musicais. Casou-se em
1920 com Perpétua Guerra Tutóia, de quem logo se separou. No mesmo ano conheceu a
atriz-cantora Célia Zenatti, sua companheira por 28 anos. Em 1924 gravou para o Carnaval
dois discos na Odeon, com o samba Miúdo (Sebastião Santos Neves) e as marchas
Não me passo pra você e M.lle. Cinema (ambas de Freire Júnior). Voltou em
1927 a Odeon na qual rapidamente gravou 11 discos com 19 músicas ainda no sistema
mecânico, com destaque para Cassino Maxixe (primeira versão de Gosto que me
enrosco) e Ora vejam só, sambas de Sinhô. Em julho de 1927, quando a Odeon
inaugurou no Brasil o sistema elétrico de gravações, foi o interprete da marcha
Albertina e do samba Passarinho do má (ambas de Duque), as duas faces do
primeiro disco produzido eletricamente, o Odeon 10.001. Em 1928 passou a gravar
concomitantemente na Parlophon, subsidiaria da Odeon, utilizando o apelido de Chico Viola.
Em fevereiro de 1929 fez sua estreia no radio, apresentando-se na Rádio Sociedade. Seus
discos começaram a sair em profusão e sem tardar alcançou o topo do qual jamais saiu
até falecer. Só em 1928 e 1929 gravou quase 300 musicas de reconhecida qualidade.
Interpretou todos os gêneros e foi quem mais gravou em toda a historia dos discos de 78
rpm no Brasil: 526 discos com 983 musicas. Como compositor deixou cerca de 132 musicas,
sendo seu forte a melodia.
Em 1928 fez na Parlophon o primeiro registro da canção A voz do
violão, melodia sua e versos de Horácio Campos, grande sucesso, tanto que a regravou
em 1929, 1939 e 1951. Nesse ano também lançou de Sinhô os sambas A favela vai
abaixo, Ora vejam só (segunda matriz) e Não quero saber mais dela, em dueto
com Rosa Negra, e de Pixinguinha com letras de Cícero de Almeida os sambas Festa de
branco e Samba de nego, bem como a modinha Malandrinha, de Freire
Júnior, e a canção Lua nova, sua e de Luís Iglesias. Nos anos de 1929 e 1930,
de campanha presidencial, foi quem mais gravou canções de conteúdo político, como em
1929, o samba É sim senhor e a marcha Seu doutor
(ambos de Eduardo Souto), a marcha Seu Julinho vem (Freire Júnior), e, em dueto
com Araci Cortes, o samba É no toco da goiaba
(Eduardo Souto e José Jannyni). No Carnaval de 1930 obteve
notável êxito com a marcha Dá nela (Ary Barroso). Outro sucesso memorável foi
sua gravação do Hino a João Pessoa (Eduardo Souto e Osvaldo Santiago), antes da
revolução de outubro desse ano, durante o qual também excursionou pela primeira vez ao
exterior, apresentando-se em Buenos Aires, Argentina, com a companhia de revistas musicais
de Jardel Jercolis.
Na volta a Odeon reuniu-o a Mário Reis, por sugestão sua, para
cantarem em dupla, estreando com os sambas Deixa essa mulher chorar (Brancura) e
Qua-qua-quá (Lauro dos Santos), êxitos no Carnaval de 1931. A dupla durou ate o
final de 1932 e deixou 12 discos com 24 gravações importantes, entre as quais o samba
Se você jurar (1931), com Ismael Silva e Nilton Bastos, Marchinha do amor
(1932), de Lamartine Babo, a marcha Formosa (Carnaval de 1933), de Nássara e J.
Rui, e Fita amarela (Carnaval de 1933), de Noel Rosa.
Em 1931 gravou entre outros sucessos a versão da valsa Dançando
com lagrimas nos olhos (Joe Burke e Lamartine Babo), a modinha Deusa (Freire
Júnior) e o samba Mulher de malandro (Heitor dos Prazeres), no Carnaval de 1932,
primeiro prêmio no primeiro concurso oficial de musicas carnavalescas. Ainda nesse ano
lançou o samba Gandaia (seu com Ismael Silva) e Para me livrar do mal
(Ismael e Noel Rosa) e começou sua parceria com Orestes Barbosa, apenas letrista, com a
canção Meu companheiro, que produziu 14 composições ate 1934. Em 1933 gravou de
Noel Rosa os sambas Fita amarela, já referido, Pra esquecer, Feitio de oração
(com Vadico) em dueto com Castro Barbosa, Não tem tradução, entre outros, bem
como a marcha junina Cai, cai balão (Assis Valente), com Aurora Miranda em sua
estreia no disco, a rumba Garimpeiro do Rio das Garças (João de Barro), a
canção Pálida morena (Freire Júnior). Nesse ano, o locutor César Ladeira
deu-lhe o slogan de Rei da Voz. Em 1934 transferiu-se para a RCA Victor, na qual
ficou ate 1937. Passou a dirigir um programa na Radio Cajuti, nele 1ançando o cantor
Orlando Silva, que se tornaria seu grande rival junto ao publico. Ainda em 1934 gravou a
valsa A mulher que ficou na taça (sua com Orestes) e fez aquele que seria seu
único disco com Carmen Miranda, com a marcha Retiro da saudade (Noel Rosa e
Nássara). Tinha se iniciado de certa forma no cinema em Voz do Carnaval (1933), de
Ademar Gonzaga, no qual foi aproveitada apenas sua voz tirada de discos. Em 1935 estreia
de fato na tela em Alô, alô Brasil, de Wallace Downey, João de Barro e Alberto
Ribeiro, a que se seguiriam os filmes Alo, alo Carnaval, de Ademar Gonzaga (1936),
Laranja da China (1940), de J. Rui, e Samba em Berlim (1943), Berlim na
batucada (1944), Pif-paf (1945), Caídos do céu (1946) e Esta e fina
(1948), todos de Luís de Barros.
No Carnaval de 1935 lançou o samba Foi ela (Ary Barroso) e a
marcha Grau dez (Ary e Lamartine) e depois o samba Na virada da montanha
(mesma parceria). Depois de vários anos, e pela ultima vez, atuou no teatro musicado na
bem sucedida burleta Da favela ao Catête, de Freire Júnior. No Carnaval de 1936
lançou as marchas Manhas de sol (João de Barro e Alberto Ribeiro), Uma porta e
uma janela (Nássara e Roberto Martins), A.M.E.I. (Nássara e Frazão), os
sambas É bom parar (Rubens Soares) e Me queimei (Nássara e Valfrido Silva)
e no meio do ano o samba Favela (Roberto Martins e Valdemar Silva). Nas festas
juninas foi muito cantada a marcha Pula a fogueira (Getúlio Marinho e João Bastos
Filho). Nesse ano apresentou-se na Radio El Mundo, de Buenos Aires, por dois meses, tendo
levado Alzirinha Camargo e Benedito Lacerda, e também publicou sua autobiografia Minha
vida, minha vida. Em 1937 gravou o samba-canção Serra da Boa Esperança
(Lamartine Babo). Em 1938, no Carnaval pernambucano, marcou sucesso com as gravações dos
frevos Ui, que medo eu tive! (Anibal Portela e José Mariano) e Júlia
(Capiba) e, no Carnaval carioca, com os sambas Ando sofrendo (Roberto Martins e
Alcebíades Barcelos) e Vão pro Scala de Milão (Ary Barroso). Nos gêneros
sentimentais, lançou o samba-canção A única lembrança (Ary Barroso) e a
canção Meu romance (Saint-Clair Senna).
Em 1939 registrou as valsas Diga-me e Minha adoração (ambas de
Nelson Ferreira) e Valsa dos namorados (Silvino Neto) e o gênero a que se chamou
"samba-exaltação" com Aquarela do Brasil (Ary Barroso), designado no
selo do disco "cena brasileira". Transferiu-se para a Columbia e gravou nesse
gênero Brasil! (Benedito Lacerda e Aldo Cabral), em dueto com Dalva de Oliveira,
1939; Onde o céu azul e mais azul (João de Barro, Alberto Ribeiro e Alcir Pires
Vermelho), 1940; Canta Brasil! (Alcir e Davi Nasser), 1941; Bahia com H
(Denis Brean), 1947; São Paulo, coração do Brasil (com Davi Nasser), 1951, e
outros. Em 1940 lançou no Carnaval a marcha Dama das Camélias (Alcir e
João de Barro) e os sambas Solteiro e melhor (Rubens Soares e Felisberto Silva) e
Despedida de Mangueira (Benedito Lacerda e Aldo Cabral). Em 1941 lançou os sambas
carnavalescos Poleiro de pato e no chão (Rubens Soares) e Eu não posso ver
mulher (Osvaldo Santiago e Roberto Roberti) e a valsa Eu sonhei que tu estavas tão
linda (Francisco Matoso e Lamartine Babo).
Depois de atuar em diversas emissoras, fixou-se a partir de 1941
na Radio Nacional ate falecer. Seu programa dos domingos ao meio-dia, Quando os Ponteiros
se Encontram, apresentado pela locutora Lúcia Helena, obteve maciça audiência em todo o
Brasil. Em 1942 foi um dos vencedores do Carnaval com Sandália de prata (Alcir e
Pedro Caetano) e, na musica romântica, lançou as valsas Carnaval da minha vida
(Benedito Lacerda e Aldo Cabral) e Capela de São José (Marino Pinto e Herivelto
Martins). Em 1943 gravou as versões dos foxes-canções Beija- me muito (Consuelo
Velasques e Davi Nasser) e O amor e sempre amor (Hupfeld e Jair Amorim), e a valsa-
bolero A mulher e a rosa (Alcir e Davi Nasser) e, em 1944, no Carnaval, a marcha
Eu brinco (Pedro Caetano e Claudionor Cruz) e o samba Odete (Herivelto Martins
e Waldemar de Abreu), com o Trio de Ouro.
Em tempo de guerra gravou Canção do expedicionário
(Espártaco Rossi e Guilherme de Almeida) e varias versões. Em 1945 seus sucessos no
Carnaval foram o samba Isaura (Herivelto Martins e Roberto Roberti) e Que rei
sou eu? (Herivelto e Valdemar da Ressurreição); em 1946, a marcha Palacete
no Catête (Herivelto e Ciro de Sousa) e o samba Vaidosa (Herivelto e Artur
Morais); depois, o samba Fracasso (Mário Lago) e as regravações da canção
Minha terra (Valdemar Henrique) e do fox-canção O cigano (Marcelo Tupinambá
e Gastão Barroso). Em 1947, no Carnaval, fez sucesso com o samba Palhaço
(Herivelto e Benedito Lacerda) e depois com Cinco letras que choram (Adeus)
(Silvino Neto), Bahia com H, já referido, e os sambas-canções Nervos de aço
(Lupicínio Rodrigues) e Caminhemos (Herivelto Martins); em 1948, o samba Falta
um zero no meu ordenado (Ary Barroso e Benedito Lacerda). Vieram então os
sambas-canções Quem ha de dizer (Lupicínio e Alcides Gonçalves), Esses
moços (Lupicínio) e Madrugada (Herivelto e Evaldo Rui). Em 1949 foram
sucessos carnavalescos os sambas Maior e Deus (Felisberto Martins e Fernando
Martins) e a marcha Pode matar que e bicho (sua com Haroldo Lobo e Nilton de
Oliveira) e, em 1950, foi muito cantado o samba A Lapa (Herivelto e Benedito
Lacerda); lançou ainda os sambas-exaltação Forasteiro e Aquarela mineira
(ambos de Ary Barroso) e o samba Maria Rosa (Lupicínio Rodrigues). Em 1951, foi a
vez dos sambas Deus lhe pague (Polera, André Penazzi e Davi Nasser) e Lili
(Haroldo Lobo e Davi Nasser), das marchas Holandesa (Davi Nasser e Haroldo Lobo),
com Dalva de Oliveira e Retrato do velho (Haroldo Lobo e Marino Pinto) e do
samba-exaltação São Paulo, coração do Brasil (com Davi Nasser). A parceria com
Davi Nasser, iniciada em 1940, resultou em 20 composições e um livro de bolso
biográfico, escrito por Davi, Chico Viola, publicado em 1966. Em 1952, no
Carnaval, teve muito êxito com a marcha Confete (Jota Júnior e Davi Nasser).
Faleceu em Pindamonhangaba SP em 27 de Setembro de 1952, num desastre
de automóvel na Via Dutra, quando o Buick que dirigia recebeu o choque de um caminhão na
contramão.
Biografia:
Enciclopédia
da Música Brasileira
Art Editora e PubliFolha
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