A carioca Cacala Carvalho é nome bastante conhecido no cenário musical independente do Rio de Janeiro. Durante onze anos, a cantora e compositora foi integrante do grupo vocal Maite-tchu, cultuado na Cidade Maravilhosa nas décadas de 80 e 90. Durante o tempo em que esteve no Maite-tchu, começou a burilar seu primeiro disco solo, "Ela e Ele e Eu", que acaba de lançar, em produção independente. No álbum, Cacala, cantora de voz forte, afinada e muito bem colocada, deixa explícitas sua paixão pela música vocal e as influências básicas: MPB das décadas de 60 e 70, rock brasileiro, rock em geral. Pouco antes do Natal de 2001, Cacala foi escolhida para fazer parte do grupo Arranco de Varsóvia, que começa a gravar seu terceiro disco. A cantora estará ao lado de Andréa Dutra, Elisa Queirós, Muri Costa e Paulo Malagutti.
“Minha carreira musical fará seu aniversário de 15 anos agora em julho de 2002. Fico muito feliz por estar comemorando esta data junto com o lançamento do meu primeiro CD "Ela e ele e eu", que sintetiza musicalmente tudo que vivi neste tempo, e com minha entrada no Arranco de Varsóvia, grupo do qual sempre fui fã.
Eu comecei desde criança a cantar, tocar (violão) e dançar. A trilha sonora da minha infância foi povoada por Gil, Caetano, Gal, Elis, Tom, Egberto, Ivan e outros craques da MPB, que minhas irmãs mais velhas me "aplicavam" no final dos anos 70, início dos 80.
Nessa mesma época conheci Queen, Yes, Genesis, Led Zeppelin. Fiquei apaixonada pelo disco branco do Queen, A Day At The Races: os arranjos vocais me fascinavam. A partir daí eu comecei a procurar grupos vocais.
O Boca Livre e o Garganta Profunda foram referências que me levaram a estudar canto e em pouco tempo Marcos Leite me indicou para o Grupo Vocal Maite-tchu (muito conhecido aqui no Rio no final dos anos 80). Enveredamos por um trabalho vocal rebuscado, namorávamos o Jazz e a MBP, misturávamos vocal e instrumental, nos aproximamos muito do trabalho do Pat Metheny, enfim, o Maite-tchu foi uma grande escola vocal/musical. Foi a partir deste trabalho que me dediquei a estudar teoria, percepção, contraponto, violão e harmonia, além de ter experimentado o palco e o contato direto com o público. Foi difícil perder o medo de me expor, mas consegui encará-lo com a ajuda de meus companheiros de palco.
Através do Maite-tchu, comecei a tomar coragem de sonhar com uma carreira solo. Experimentei compor e construir um repertório que expressasse meu desejo singular de comunicação com o público. Levei cinco anos amadurecendo meu CD, pesquisando repertório com outros compositores novos, escolhendo e abandonando composições minhas, definindo autores que eu regravaria, fazendo e criando filhos, tendo e não tendo dinheiro para gravar, trocando trabalho por horas de estúdio, e ... está aí.
É bonito e valioso para mim. É o que eu queria. Tem Arthur Maia, Djavan, Zé Rodrix ("Hoje ainda é dia de rock" é a minha cara, é a cara da sala da minha casa onde eu dançava com a rebeldia da adolescência), tem três músicas minhas que revelam a minha paixão por uma mistura "mpbística" entre o pop e o rock, tem uma quarta composição minha que é "Nana naná" onde eu ponho a pitada de nordeste que me habita, afinal minha família é da Bahia.
Ela sou eu, ele sou eu, são todos partes de mim, no mínimo três, no máximo muitas, costuradas pela música, especialmente a brasileira, que é tranqüilamente a matéria prima da minha vida, do que eu sou feita, de onde eu venho e para onde eu vou. “
CACALA CARVALHO
-
Cantora e compositora, nascida no Rio de Janeiro, participou do conhecido grupo vocal carioca Maite-Tchu de 1987 a 1998.
-
Estudou Violão, Teoria, Harmonia e Percepção na Rio Música com os professores Fernando Caneca, Sérgio Mello Benevenuto e Carlos Almada (89/93).
-
Grava jingles e vinhetas para Rádio e TV.
-
Participou como Backing Vocal em discos de diversos artistas dentre eles:
Carlinhos Félix, Dora Vergueiro, Macleen, Jussara Silveira, Maíra, Arthur Maia, Márvio Ciribelli, Ju Cassou e Luciano Bruno.
-
Participou de trilhas das minisséries "Engraçadinha" e "Memorial de Maria Moura" para TV Globo. Gravou também os programas Globo Esporte de Natal (1987), Verde é Vida (Roberto Carlos), Casseta e Planeta, Você Decide, Anjo Mau, Faustão, Sítio do Picapau Amarelo e Bambuluá. Foi a voz da personagem Valentina na novela "Anjo de Mim".
-
Foi Backing Vocal no Show dos Cantores do Rádio, Marlene, Emilinha, Cauby e Angela Maria no ATL Hall em 1998.
-
Foi monitora de canto do projeto “Orquestra Juvenil de Música Popular” junto à Fundação São Martinho – Vicente de Carvalho – patrocinado pela Telefônica Celular, junto a menores em risco social na faixa de 6 a 18 anos, de setembro de 2001 a abril de 2002.
-
Trabalhou como atriz , cantora e preparadora vocal em vários musicais infantis junto à diretora Karen Acioly.
-
Dá aulas de canto e atua em estúdios dirigindo gravações de vozes em CD’s.
-
Faz dublagem de vozes cantadas em desenhos animados para a VTI e CINEVIDEO.
-
Desde 12/12/2001 faz parte do respeitado grupo de samba “Arranco de Varsóvia”, com quem está preparando CD a ser lançado em
2004.
-
Está lançando seu primeiro CD solo independente, “Ela e ele e eu” , com produção de Fernando Caneca (finalizado em agosto de 2001).
Biografia
publicada no site Expresso 2222 – “A Todo Vapor” |