Alceu Valença

Alceu Valença

Foto: Mário Luiz Thompson

Alceu Paiva Valença nasceu em São Bento do Una, PE, em 01 de julho de 1946.

Que tipo de música faz Alceu Valença?? Pergunta difícil essa...Talvez a"mistura de várias coisas...Pop nordestino? Música carnavalesca de Pernambuco? Um mix de sons diversos? Complicado colocar um compositor do cacife de Alceu Valença dentro de uma definição preestabelecida.

Mas isso na verdade não tem a mínima importância. O que na verdade importa é o que Alceu consegue fazer através de sua música híbrida...encanta, alegra, fascina...É uma bandeira sonora e colorida cantando pelos caminhos deste Brasil. Percorrendo os sentidos adormecidos, sua música é um banho de luz multicolorida. É pulsante, é marcante, é loucamente arrebatadora...E Alceu, não satisfeito em ser som, se transforma em ator de suas próprias músicas. Assume a força dramática de sua terra e se cobre de fitas e adornos, se transveste com as cores de suas origens e transforma sua presença em show além do som. Usa seu corpo como outro instrumento. E essa mistura inusitada é um deleite para a alma.

Para exemplificar a sua característica performática, vale lembrar um episódio do começo de sua carreira. Estava no Rio para mostrar o show “Vou danado pra Catente”, mas as coisas não iam bem...Os primeiros dias de apresentação foram um fiasco. Para reverter este quadro, Alceu subiu em pernas de paus e, vestido de bobo da corte, saiu pelas ruas do Rio, com seus músicos atras em cortejo musical, tocando e chamando para seu espetáculo - foi um sucesso! A partir daí a imprensa começou a dar atenção a este pernambucano de São Bento de Una...A consagração veio com a capa do Pasquim com o lançamento do disco Alceu-Valença-Vivo de 1976 que é o melhor registro desta sua primeira fase artística.

Alceu também pode ser responsabilizado por colocar a sonoridade do carnaval de Pernambuco nos ouvidos nacionais. Na segunda metade dos anos 70 começou a gravar frevos e conseguiu manter a mesma qualidade de outros compositores carnavalescos pernambucanos como Capiba e Nelson Ferreira. Hoje é sinônimo do carnaval de Olinda, liderando inclusive um bloco que, sempre que pode, sai na Quarta-feira de Cinzas...

Alceu Valença seria isso então um compositor que mistura os ritmos nordestinos como forró, maracatu, frevo, coco com outros sons mundiais? Seria um intérprete que veste suas músicas? Um carnavalesco? Um poeta do som? Meio bobo da corte, meio visionário louco? Quem sabe?
Ele mesmo se autodenominava o “ porta-voz da incoerência”, então que se deixe para lá essas definições... Alceu Valença é som e isso basta.

Tatiana Rocha

 

 

Escute uma amostra do trabalho:
Coração bobo
(Alceu Valença)
Com Alceu Valença e Zé Ramalho

Atenção: para ouvir a amostra você precisa do RealPlayer (gratuito) instalado em seu computador. Pegue-o na seção de informática do Terra, clicando aqui.


CDs Recomendados pelo MPBNet:
DISCOS DE CARREIRA
Quadrafônico [1972]
A Noite do Espantalho [1974]
Estação da Luz [1985]
Leque Moleque [1987]
Oropa, França e Bahia [1988]
O Grande Encontro [1996]
Forró de Todos os Tempos [1998]
De Janeiro a Janeiro [2002]
Na Embolada do Tempo [2005]
Marco Zero ao Vivo [2006]
Ciranda Mourisca [2009]

     

     

   

TRIBUTOS
100 Anos de Frevo - É de Perder o Sapato [2007]

Minha Metade [Canções de Maciel Melo] [2012]

  

COLETÂNEAS
O Nordeste Elétrico de Alceu Valença

Maxximum: Alceu Valença
Acervo
Anunciação
O Melhor dos Encontros
2 Lados

   

   

Clique nos CDs para comprá-los


DVD Recomendado pelo MPBNet:
Marco Zero ao Vivo
Som Brasil

 

Clique no DVD para comprá-lo


Livro Recomendado pelo MPBNet:
O Melhor de Alceu Valença
Alceu Valença: em uma burrinha biônica ou nas naus do sonho, um andarilho intercultural
Alceu Valença [Importado]

     

Clique no livro para comprá-lo

 

Contato para Shows:
Tropicana Produções Artísticas
Av. Ataulfo de Paiva, 1251 sl. 707
Leblon - Rio de Janeiro - RJ
CEP 22440-034
Tels.: (21) 2511-2303 e 2512-2148
Fax: (21) 2294-7939

Página Oficial:
http://www.alceuvalenca.com.br

Outras Páginas:
http://www.dicionariompb.com.br

 

Contato com o MPBNet

 

Região Estilo Índice Geral HomePage